Será que pilates emagrece?

Por Exercícios
Será que pilates emagrece?
5 (100%) 1 vote

Você provavelmente já deve ter ouvido falar por aí do Pilates, não é verdade? Trata-se de uma técnica que foi criada na segunda guerra mundial por um alemão. Seu principal objetivo é tornar os músculos do nosso corpo muito mais fortes, só que sem fazer com que eles percam a flexibilidade. Na verdade, esse é outro ponto interessante desse método: quanto mais flexível, melhor! Mas será que Pilates emagrece?

Como funciona?

A proposta principal dessa técnica é alongar os músculos que estão encurtados, fortalecer os que estão fracos e melhorar a mobilidade de cada uma das articulações que temos. De cada uma mesmo: esse método está longe de ser setorial, não trabalha apenas uma parte, mas o corpo todo.

Isso ocorrerá através do uso de aparelhos e acessórios bastante específicos, que foram desenvolvidos exclusivamente para a prática do Pilates. Além disso, as aulas normalmente acontecem em estúdios muito confortáveis, nos quais você terá a companhia de poucos alunos, o que é muito importante para que o instrutor dê atenção diferenciada a todos.

Os exercícios são bastante variados e os movimentos não se repetem muito. Desse jeito as aulas são tudo, menos monótonas, algo que afasta muita gente das academias. Outro ponto favorável é que as atividades são suaves, mas eficazes, de modo que os resultados aparecerão invariavelmente com a disciplina na prática, mas sem desgastar fisicamente aqueles que nela se aventuram.

Com tanto alongamento e tonificação não tem jeito: o corpo acaba ficando muito mais saudável, o que acaba refletindo na estética do praticante, que se torna mais bonita, elegante e harmoniosa indubitavelmente.

Os benefícios que a prática trás

O mais interessante do Pilates é que estamos falando de um método muito completo, que trabalha todas as partes do corpo e consequentemente melhora de forma gradual e positiva vários aspectos relacionados ao funcionamento do organismo.

Entre os benefícios que a prática pode oferecer estão a melhora da postura, da coordenação motora e da concentração dos seus praticantes. Além disso, o sistema respiratório e circulatório também são fortemente estimulados durante as aulas, de modo que aqueles que tem algum problema nessas áreas saem realmente beneficiados.

A resistência física e a resistência mental também saem ganhando com o Pilates, bem como a flexibilidade e a força muscular, como dissemos anteriormente. As articulações também ficam mais móveis e os órgãos internos são naturalmente fortalecidos.

O estresse do dia a dia, algumas dores crônicas e as tensões musculares diminuem incrivelmente, de modo que a qualidade de vida do praticante como um todo melhora de maneira considerável e perceptível.

Mas ainda não conseguimos responder a pergunta que fizemos no título e que deve tê-los mantido tão concentrados e focados na leitura…

pilates-emagrece

Afinal, o Pilates emagrece?

É uma boa pergunta, de fato. Muita gente entende o Pilates como uma prática muito tranquila, muito leve, de modo que é muito comum que as pessoas apresentem um certo receio de que praticando-o podem ter sim vários benefícios, mas não a sonhada perda de peso, que preocupa 9 entre 10 indivíduos atualmente.

Mas a verdade é que o Pilates emagrece sim, gente! Não, isso não acontecerá rapidamente, porque de fato é uma técnica realmente bastante suave e esse não é o seu maior foco. No entanto, os pontos que interessam e são trabalhados pelo método acabam sendo fatores fundamentais para o emagrecimento natural dos praticantes.

O que ocorre é que com tanto trabalho nos músculos eles acabam se fortalecendo, o que com o tempo os tornará massa magra. Massa magra no corpo é fundamental para quem quer emagrecer, pois ajuda a acelerar o metabolismo, fator importantíssimo na perda de peso (independente de quantos quilos se deseje abandonar). Portanto, a resposta é que sim, é possível emagrecer com a técnica, além de também melhorar vários aspectos da vida!

  • 3
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *