O que é Glúten?

Por Exercícios
O que é Glúten?
5 (100%) 1 vote

O que é Glúten? Esse assunto está mexendo com a cabeça e o corpo de muita gente. E você, já sabe o que é glúten? O que aprendeu? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre essa proteína que vai te levar a uma reflexão sobre como deve ser sua alimentação e os cuidados que deve ter com ela, principalmente quando se trata do glúten.

Quem não gosta de comer um pãozinho quente, um bolinho gostoso ou aquela pizza no final de semana? Não há quem resista, não é? Mas o que você precisa saber é que não se pode exagerar ao deliciar com esse tipo de alimentos, se você procura uma vida mais saudável. Isso porque, o glúten, que é uma proteína que se encontra naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia.

A palavra glúten tem origem no latim, sendo que glúten significa cola, o que pode ser explicado porque o glúten é uma substância viscosa.

O que é glúten? Veja os principais alimentos que contém glúten.

Se você já sabe o que é glúten, veja quais são os diversos alimentos que contém ele, principalmente o presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte, e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como esses:

  • Torradas,
  • Bolachas,
  • Massas
  • Biscoito,
  • Bolos,
  • Cerveja,
  • Pizza,
  • Salgadinhos

o-que-e-gluten

Existem pessoas que tem a chamada intolerância ao glúten, que chega a provocar danos na parede do intestino. Quando ingerido em excesso, o glúten pode provocar a diminuição da produção da serotonina, o que leva a um quadro de depressão mesmo nos indivíduos que não possuem nenhum problema de hipersensibilidade a essa proteína.
O glúten engorda?

Não há qualquer evidência de que o glúten tenha alguma relação com doenças como a obesidade, mas como ele está presente em alimentos fonte de carboidratos ( que costumam ser altamente calóricos), como a pizza, o pães e bolos, sua eliminação geralmente reduz o consumo desse nutriente, o que pode levar à perda de peso.

É importante lembrar que a perda de peso está relacionada principalmente ao hábito de comer com moderação e não de restringir nutrientes, pois os alimentos sem glúten podem ser tão calóricos quanto os originais.

Devo tirar os carboidratos da dieta?

Todos sabem que a maioria das dietas sugerem eliminar determinado nutriente com o objetivo de cortar calorias e, consequentemente, emagrecer. Esse emagrecimento não é considerado saudável, e pode resultar em problemas de saúde ou até mesmo levar ao conhecido efeito sanfona. Então, se quer emagrecer, nada melhor do que a reeducação alimentar aliada a prática regular de exercícios.

  • 5
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *