A melhor e mais saudável maneira de emagrecer

Por Exercícios
A melhor e mais saudável maneira de emagrecer
5 (100%) 1 vote

A melhor e mais saudável maneira de emagrecer não é através de dietas extremamente restritivas, nem com exercícios demasiados extenuantes.

O corpo se dá melhor com mudanças lentas em termos de alimentação e exercício.

Se uma pessoa não tem se exercitado há anos, não deve apressar-se em correr quilômetros por dia ou ir ao máximo da velocidade na esteira. Essa luta provavelmente será inútil, e pode levar ao desânimo e desmotivação, e também pode causar lesões físicas ou até mesmo a fadiga.

O mesmo vale para as pessoas que começam um programa de emagrecimento passando fome. Dietas que restringem severamente calorias ou tipos de alimentos pode levar a deficiência em nutrientes e vitaminas que o corpo precisa.

Uma maneira saudável de emagrecer é elaborar um programa de emagrecimento, de preferência junto com um nutricionista. Com um método de como será realizado o programa, qual o tempo adequado e a quantidade que se quer emagrecer ajuda a mente a se reprogramar para novas atitudes.

No início de uma dieta para emagrecer é difícil saber se o consumo de calorias na alimentação está correto, estabeleça então um diário de tudo o que se come e bebe no dia e à noite faça as contas de quanta caloria foi ingerida e quanta foi eliminada. No final da semana, reveja e se necessário efetue algumas trocas para as áreas problemáticas.

Elimine de sua dieta alimentos processados, álcool, fast food, frituras, molhos cremosos. Se a sua dieta já é em grande parte saudável, observe então a quantidade, diminua o tamanho das porções.

O que fazer para emagrecer? Faça Isto!

O corpo usa o alimento para gerar energia para as suas atividades. Ele armazena todo excesso de energia não gasta, na forma de gordura. Isto significa que se a pessoa comer mais do que o corpo precisa para as atividades diárias e manutenção de células, vai engordar. Isso não acontece do dia para a noite, a gordura vai se acumulando aos poucos no organismo. Quando a gordura se instala, para eliminá-la é preciso que o corpo passe a usar a gordura acumulada e não adquirir mais. Uma maneira eficaz de fazer isso é reduzindo a alimentação, substituindo alimentos calóricos por nutrientes saudáveis e praticando atividades físicas diárias.

Meio quilo de gordura corporal representam 3500 calorias. Eliminar 500 calorias por dia equivale então a perder meio quilo no seu peso por semana. As calorias são absorvidas pela alimentação e eliminadas nas atividades físicas, diminuir o consumo de 200 calorias e queimar as outras 300 com exercícios é equivalente a diminuir o consumo de 300 calorias e queimar as outras 200.

Exemplos:

1. Comer um sanduíche “extra” por dia incorpora ao organismo 250 calorias. Em 14 dias haverá um ganho de ½ quilo no peso da pessoa.

2. Passar a caminhar ½ hora por dia, a pessoa vai ter uma queima aproximadamente de 100 calorias “extras” por dia. Se fizer essa atividade cinco dias por semana. Em 7 semanas terá eliminado 3.500 calorias, se a pessoa nestas semanas manteve o número de calorias que costumava ingerir, ela poderá ter emagrecido ½ quilo só com esta caminhada diária.

A vida sedentária e a alimentação gordurosa, artificial e calórica levam ao aumento de peso e possibilitam também outras complicações de saúde.

A mudança de atitude é o que poderá transformar um estado precário da saúde em um organismo cheio de vitalidade e bem estar.

Gasto de calorias por 10 minutos de atividade:

Assistir TV sentado: se gasta 10 calorias, olhar TV pedalando: se gastam 80 calorias.

Tomar sol sentado: 10 calorias.

Tomar sol regando o jardim: 60 calorias.

Uma pausa para o café no escritório: 10 calorias.

Levantar-se e caminhar neste período: 35 calorias.

Escolha então o movimento: correr, caminhar, subir escadas, dançar ou nadar, e sinta a diferença no seu corpo.

  • 35
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *