Como transformar seu corpo com apenas um exercício

Por Exercícios
Como transformar seu corpo com apenas um exercício
5 (100%) 1 vote

Existem muitos exercícios recomendados por profissionais da área Educação Física. O trabalho desses profissionais é orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos. Contudo, antes de serem profissionais, são indivíduos, e cada um deles tem suas preferências e predileções.

Sendo assim, recebemos frequentemente uma série de recomendações sobre diversas práticas de exercício.

Vários motivos levam as pessoas a desistirem de seus treinos, a dificuldade de adaptação, o cansaço, problemas em estabelecer prioridades, onde não conseguem regular seus horários, entre outros.

É comum nas academias, pessoas que fazem planos de pagamentos para treinamentos em seis meses e os abandona no primeiro, ou segundo mês.

Existe sim o prejuízo financeiro, mas a grande perda é a da chance de melhorar sua qualidade de vida.

O maior motivador, que realmente prende as pessoas a rotina das atividades físicas, é a assistir a transformação de seu corpo.

Contudo, anos de má alimentação e sedentarismo, não podem ser reparados em dias.

Mas existem treinos que agilizam esses resultados, planos de exercícios voltados para o desenvolvimento de mudanças significativas e em curto período de tempo, um deles recomendado inclusive por todos os profissionais da área, é o Crossfit, que apresentas mudanças significativas já no primeiro mês e pode transformar seu corpo em apenas 90 dias.

O QUE É O CROSSFIT

Originado nos Estados Unidos, na década de 1980, o Crossfit foi criado pelo treinador Greg Glassman, em um programa de treinamento adotado pelas forças armadas americanas, para gerar um melhor condicionamento físico aos soldados.

A partir do ano 2000, Greg Glassman passou a compartilhar, através de vídeos pela internet, as técnicas do Crossfit.

Crossfit é um programa de treinamento e condicionamento físico, criado para melhorar a capacidade fisiológica.

Seu objetivo é potencializar as principais capacidades físicas, como resistência respiratória e cardiovascular, resistência muscular, força flexibilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação, potência e agilidade.

Os treinos de Crossfit são os mais comuns de serem encontrados, nas academias em todo o mundo. Isso pela facilidade de adaptação e a possibilidade de incluir no treino pessoas de qualquer idade e condicionamento físico.

A principal ferramenta na prática do Crossfit é o próprio corpo, contudo também são utilizados recursos como caixas, cordas, elásticos, correntes, pesos, correntes, entre outros.

O Crossfit é baseado em três princípios:

– Movimentos funcionais

Aqueles que simulam nossos movimentos diários, como correr, agachar, subir e descer escadas, carregar objetos pesados, mudar os móveis de lugar, subir em determinado local, etc.

– Alta intensidade

Exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade, por um curto período de tempo, desenvolvendo um melhor condicionamento físico.

– Variação constante

A criação de uma rotina diferente a cada treino, dando maior dinâmica a atividade e trabalhando todas as áreas do corpo. E o mais interessante, você nunca sabe o que vai treinar cada inicio é uma nova experiência.

ALGUNS DOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO CROSSFIT

  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, desde que esteja acompanha por um profissional qualificado.
  • Aumento da resistência cardiovascular
  • Aumento da força física
  • Aumento da flexibilidade corporal
  • Aumento de energia
  • Redução do percentual de gordura corporal
  • Previne lesões corporais
  • Definição muscular
  • Aumento da autoestima
  • Redução do estresse

O CROSSFIT DEVE SER PRATICADO APENAS COM ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Qualquer tipo de esporte ou atividade física, quando não acompanhada por um profissional, pode ser prejudicial à saúde. Existem técnicas e cuidados que só o monitoramento de um especialista pode ajustar, principalmente quando se usa as ferramentas, que envolvem inclusive peso.

Um detalhe na postura durante os exercícios pode não apenas comprometer o resultado, como danificar seus músculos e estrutura corporal.

CROSSFIT E A DIETA PALEO

A dieta paleo é muito utilizada entre os praticantes de Crossfit.

Vinda do termo paleolitico, essa dieta recomenda uma alimentação mais natural possível, eliminando o consumo de produtos industrializados e grãos.

Não é necessário começar essa dieta para iniciar seus treinos de crossfit, contudo, ela acelera ainda mais os resultados.

Começar nessa atividade pode ser considerado difícil, para algumas pessoas, principalmente para o sedentário.

As aulas geram cansaço extremo e no início, dores por todo o corpo.

Por isso os praticantes costumam adotar a dieta paleo, além das propriedades nutricionais dos alimentos naturais, auxiliarem na recuperação do corpo nesse processo, não dá para se esforçar tanto e não ver o resultado por conta da má alimentação, não é?

COMUNIDADE CROSSFIT

Os adeptos dessa modalidade tornaram-se uma espécie de comunidade, inclusive com dialeto particular.

Linguagem reconhecida nas academias, portanto se está pensando em aderir a esse treino, é bom se familiarizar.

Workout do dia (WOD):

Definição do treino a ser seguido no dia.  É o conjunto de movimentos que o treinador, usa para descrever o treino que vai te ser seguido.

As Many Reps As Possible (AMRAP)

Número de rounds ou repetições possíveis de uma sequência, no tempo determinado do WOD.

Double Unders (DU

Salto duplo de corda: permite que a corda passe sob seus pés duas vezes enquanto você ainda está no ar.

Pistols

Um pistol é um agachamento de uma perna só. Isto ajuda a isolar cada perna e fortalecer a parte inferior do seu corpo.

Metcon:

Abreviação para “Metabolic Conditioning”, ou condicionamento metabólico, geralmente é no estilo AMRAP de alguns movimentos repetidos.

Pood

O pood é uma unidade russa de medida usada para kettlebells. 1 pood é igual a 35 libras (ou 16 kg); 1,5 pood são 53 libras (24 kg) e 2 poods são 71 libras (ou 32 kg).

PR

Você vai ouvir “PR” quando um atleta conquistar o seu recorde pessoal em um levantamento. É o mesmo que RM, repetição máxima.

Thruster

Este movimento é uma combinação de agachamento com push press. Começa na posição de rack frontal, em pé com a barra encostada à frente de seus ombros, até a execução de um agachamento completo, mantendo a barra na altura dos ombros.

Ass to Grass/Ground (ATG)

ATG garante que você está agachando o mais baixo possível, durante um front ou back squat.

CrossFit Total (CFT)

CFT permite que um atleta possa medir a força testando três modalidades funcionais: back squat, strict press e deadlift.

CFT é o melhor resultado de três tentativas destes três movimentos e a soma do peso máximo de cada movimento realizado vai lhe dar a sua pontuação final.

Chipper

O “Chipper” consiste de uma série de vários movimentos (geralmente de 5 a 10), onde o atleta tenta terminar tudo o mais rápido (humanamente) possível.

Kipping

Uso de força explosiva, a fim de ganhar impulso ao executar pull-ups, hand stand push up (flexões de braço na parada de mão), e dips. O movimento começa na barra de pullup, o balanço do quadril, um pontapé explosivo e forte puxada dos braços, para criar condições de passar o seu queixo acima da barra.

RX

Quando um WOD é feito na categoria RX quer dizer que o praticante irá realizar todas as modalidades, utilizando o peso e repetições prescritos.

No Crossfit, todos WODs podem ser adaptados para o seu nível de condicionamento físico – mas o objetivo é chegar ao nível RX.

Tabata

Tabata é um método de movimento e descanso associado com muitos WODs, fazendo relação entre a intensa série e o período de stand by.

Snatch

O objetivo é usar uma pegada bem aberta para levantar uma barra do chão para uma posição elevada acima da cabeça em um movimento rápido e fluido.

CROSSFIT PARA EMAGRECER

Como um treinamento desenvolvido para militares, com intuito de melhorar o desempenho físico ajuda no emagrecimento de pessoas comuns, sem nenhum preparo ou que não pratica qualquer atividade?

Segundo profissionais da área, em cada treino, é possível perder até 1.000 calorias.

E os treinos de Crossfit, duram geralmente de 20 a 30 minutos apenas, uma vez que toda a sua estrutura é baseada em intensidade.

Dependendo de qual for essa intensidade, é possível perder até 10 quilos no primeiro mês de atividade, se equilibrá-la a uma alimentação saudável.

VALORIZE SEU ESFORÇO

Trata-se de uma atividade bem intensa, que exige força e determinação.

Imagine superar seus limites físicos todos os dias.

Além da transformação externa, é também um estimulo pessoal.

Entretanto, não há exercício potente o suficiente que compense os efeitos de uma má alimentação.

Malhar pesado por uma hora e passar naquela maravilhosa padaria no caminho de volta para casa, é uma agressão a si mesmo.

Todo bom resultado depende também daquilo que você ingere.

Se já tem uma alimentação balanceada, ótimo, se não é o caso, antes de começar a praticar essa, ou qualquer modalidade de exercícios físicos, procure uma dieta saudável, e agrade o seu paladar.

Alimentação antes do treino

Procure concentrar carboidrato em suas refeições que antecedem os treinos. Sempre com uma ou duas horas de antecedência.

Torradas e sucos são uma boa.

Alimentos durante os treinos

Carboidratos em forma liquida, como o das bebidas esportivas, são os mais recomendados.

Alimentos pós-treino

Trinta minutos após os treinos, procure ingerir alimentos ricos em proteínas e hidratos de carbono, as vitaminas são excelentes opções.

Já duas horas depois, o ideal é a junção entre carboidratos e proteínas, massas, batata, arroz e proteína magra, como frango, peru ou peixe.

Não se esqueça, o princípio fundamental no Crossfit é a disciplina.  Planejar sua alimentação também é parte do treino.

O mais comum entre as academias, é as pessoas que estão começando do zero suas atividades sempre empurradas para exercícios aeróbicos nos primeiros 40 minutos e depois uma série de exercícios de musculação.

O Crossfit permite emagrecer e moldar seu corpo em uma atividade única e o melhor, são sempre exercícios novos e desafiadores, deixando de ser apenas um exercício para emagrecer, mas de superação.

Poucos exercícios permitem uma mudança tão rápida. Se começar hoje, ainda dá tempo de pegar o finalzinho do verão com um corpo transformado.

  • 5
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *